DESAFIE A SUA CARA METADE. Este tempo ameno e chuvoso convida a uma escapadinha a dois na sua autocaravana. Lembre-se que para ver o arco-íris é preciso aprender a gostar da chuva. No entanto, com o tempo frio e chuvoso, as condições da estrada alteram-se e a condução deve ser adaptada para antecipar riscos e manter a segurança na estrada. Quando algo inesperado acontece, como derrapar devido ao piso molhado, é importante manter a calma e agir rapidamente. Deixamos aqui alguns conselhos:

Chuva

A chuva aumenta o risco de acidente, porque a presença de água na estrada e a eventual presença de óleo no pavimento, reduz a capacidade de aderência dos pneus e a intensidade da chuva pode diminuir a visibilidade. Se associarmos a estas condições uma velocidade elevada para as condições climáticas do momento, aumentamos a possibilidade de aquaplaning.

RECOMENDAMOS que modere a velocidade e caso o veículo comece a derrapar, não trave a fundo. O aconselhável é tirar os pés dos pedais e aliviar a direção até começar a sentir que fica mais “pesada”. Não se esqueça de manter uma distância de segurança para o veículo da frente, e tenha sempre luzes e escovas em bom estado, para que possa ver e ser visto.

Vento

Fortes rajadas de vento são um fator de risco para a segurança rodoviária, pois podem afetar a estabilidade do veículo. Numa condução defensiva, deve ter em atenção as seguintes situações: – Ao sair de um túnel, pois deixa de haver proteção; – Nas pontes ou viadutos, o vento pode criar correntes de ar; – Ao ultrapassar camiões e veículos mais volumosos, pois por momentos servem de barreia ao vento.

RECOMENDAMOS que observe a zona envolvente, por exemplo, a copa das árvores para perceber a intensidade e a direção do vento. Agarre o volante firmemente com as duas mãos, impedindo que se mova e modere a velocidade.

Nevoeiro

Por norma, o nevoeiro ocorre em zonas baixas ao nível do mar ou em zonas de montanha, ainda que possa surgir em qualquer local. Muitos acidentes aparatosos acontecem em zonas de denso nevoeiro, pois reduz a visibilidade.

RECOMENDAMOS que modere a velocidade e mantenha a distância de segurança para conseguir parar atempadamente em caso de necessidade. Mantenha os vidros desembaciados utilizando a ventilação da viatura. Ligue os faróis de nevoeiro para ser visto pelos outros condutores e caso tenha de imobilizar o veículo ou circular em marcha muita lenta, ligue os 4 piscas e as luzes de emergência.

Neve

Com as temperaturas mais baixas, em zonas altas, pode ocorrer neve, gelo ou geadas. Em qualquer uma destas condições, a aderência e a tração da viatura diminuem.

RECOMENDAMOS que evite conduzir nestas condições, mas caso seja mesmo necessário, modere ainda mais a velocidade e se possível utilize correntes nas rodas de tração. Numa superfície com gelo, nunca utilize o travão, deve utilizar uma mudança mais baixa para reduzir a velocidade.

#campervila #autocaravanas #zenitautomoveis #pecasusadas #PecasAuto